Para compreender o propósito da vida, as pessoas de todas as religiões, seitas e credos devem primeiro aprender como controlar a respiração. O controle da respiração é o alicerce de todas as religiões e significa o mais rápido sucesso espiritual. O Hatha Yoga Pradipika (4:34) diz: “Se a respiração não é curta e não toca dentro do cérebro, se a pessoa não foca a sua atenção na fontanela e se a técnica não é simples, fácil e rápida, sem palavras grandes ou conceitos complicados, a sua prática será inútil e vazia”. Baba Hariharananda
Baba Harihrananda Voce é um Grande Mestre !
Nasceu na aldeia de Habibpur, Nadia, em Bengal, Índia, o local onde nasceu Chaitanya Mahaprabhu no dia 27 de maio de 1907
Em 1932 foi iniciado em kriya Yoga por Sri Shriyukteshwar Giri no Ashram de Serampore, com seu Guruji aprendeu muitas coisas dentre elas a astrologia cosmica ,depois morou com ele no Karar Ashram em Puri.
Em 1935, após testemunhar o Samadhi de Yoganandaji , recebeu a segunda Kriya de Paramahamsa Yogananda Giri.
Em 1938,dois anos após o mahasamadhi de Swami Shriyukteshwarji Você foi morar em uma casa alugada, perto da praia, em Puri, onde vieu como Bramachari.
Entre 1940 e 1941, aprendeu o terceiro nível de Kriya Yoga com Swami Satyananda Giri, que era amigo de infânia e irmão espirtua de Yoganandaji! Teve um desenvolvmento espiritual notável, exemplar!
Entre 1943 até 1945 recebeu as iniciações das Kriyas mais elevados por Shrimat Bhupendranath Sanyal, um chefe de família realizado, discípulo de Lahiri Mahasaya.
Babaji apareceu para Você no Karar Ashram , em Puri, em 1949. e sugeriu que visitasse o Ocidente para propagar o Kriya Yoga. Assim eu pude ser iniciada na Kriya Yoga e conhecer meu Guruji!
Em 1951 Paramahamsa Yogananda O autorzoou a ensinar a Krya Yoga e você se dedicou a iniciar e ensinar muitos discípulos na Índia!
Em 27 de setembro de 1958, Kali, a Deusa-Mãe apareceu a Você, o abençoou e instruiu o seu Serviço Devocional na divulgação da riya Yoga em todos os continentes!
Quando completou 52 anos, em 27 de maio de 1959, recebeu a iniciação como sannyasi do Jagadguru Bharati Krishna Shankaracharya de Gobardhana Peetha passando a ser Swami Hariharananda Giri! Jai Vishwa Guru tem discípulos de várias religiões na Europa, Asia, Oceania, América do Norte, do Sul, Austrália e Nova Zelândia!
Entre 1990 e 2002 viveu no ocidente dando continuidade à sua missão até o dia o seu Mahasamadhi em em Miami, Flórida, USA, no dia 03 de Dezembro de 2002, às 18:48h ,com 95 anos.No dia 10 de Dezembro seu corpo material voltou à Índia onde está sendo adorado no Gurumandir, que foi construído por seus discípulos e fica no Hariharanand Gurukulam em Baligai, Puri, Orissa!
Para Sempre Baba Hariharananda
Sempre vou comemorar o Seu aniversário e o dia do seu Mahasamadhi, Baba, pois Gurus são imortais, onipresentes e oniscientes! Obrigada por ter me dado tantas provas de amor!
Obrigada por ter sido em São Paulo uma das 108 cidades nas quais foi celebrado o eu centenário, ter me aceitado como filha e me dado de presente o encontro com o Guruji, que me iniciou neste dia memomável: 23 de Julho de 2006.
Obrigada por me levar pra Índia em Novembro de 2007e permitir a vivência de tantos eventos transcedentais, te o Baby Gopal como amigo, conhecer Lord Jagannath com tanta intensidade, mergulhar em Ananta Sesha setindo a energia Cósmica do Senhor Vishnu, Krishna&Radharani e a visão da forma Divina do nosso amado Guruji !!!!
Exemplo de dedicação exclusiva a Deus que me levou de volta para este objetivo : buscar a realizão em Deus, quando e estava confusa lutando entreas forças do bem e do mal, causadas por minhas ações impuras e a mente indiciplinada!
Quanto amor me entregar ao Guruji, aos cuidados do seu amado discipulo, agora Mestre também, e que tem ainda a existencia material e pode me disciplinar de modo mais explícito...como sou grata a você!!!!!
Deixou isso claro quando pisei pela primeira vez nesta vida no solo sagrada da Índia, em Bengalore e fui agraciada com sua presença material, quando falou claramente comigo naquela noite de vigília lá no Ashram, quando eu estava sofrendo o dilema da luta entre o mal: a dor física e moral ,a mágoa, o ego ferido, o sentimento de impotência e a força do bem, da entrega do meu corpo, mente, intelecto e meu ser a Deus! Quanta misericordia com uma pessoa que como eu, disperdicei tanto tempo e energia querendo fazer as coisas....quando nada podemos fazer a não ser no disciplinar para adorar e viver em comunhão continua com Deus, deixando que Ele guie nossos passos.
Baba Você me ensina através dos seus inúmeros livros, que tornam as complexas escrituras sagradas simples e práticas, no estimulam a conhecer mais a prática e a teoria e nos enchem de amor e devoção à Deus!Através da vida e palavras do meu amado Guruji, sua força transcedental e sua forma amorosa e convicta de falar de Deus e ser exemplo de um discípulo perfeito...quanta devoção, amor, obediência,desprendimento e respeito!
A cada dia, a cada meditação, leitura...sinto seu amado discípulo e meu Guruji dar continuidade à missão de Babaji Mararaj e os Mestres da Kriya, organizando e potencilizando os talentos e oportunidades de cada filho seu. Obrigada po todos os seus discípulos Achariyas e Swamis especialmete pela ternura do Yogacharya Miguel Baba, pela sabedoria do Swami Atmavidyananda , pelo zelo do Swamiji Arupananda!
A Humanidade tem que se espiritualizar, se unir a Deus e cumprir o Dharma deste pequeno planeta. Praticar com disciplina, amor e sinceridade as técnicas milenares da Kriya Yoga pode transformar em curto tempo nossa existência neste planeta e alivar as dores da purificação de muitos.Você é exemplo de que isso é possível!Eni Ma
No Bhagavad-gita (4.8), Krishna explica as razões para Sua vinda a esse mundo:
“Para libertar os piedosos e aniquilar os descrentes, bem como para restabelecer os princípios da religião, Eu mesmo venho, milênio após milênio.”
Cinquenta anos de Brahma chama-se um Parardha.Estamos no primeiro dia do segundo Parardha de Brahma.Cada dia de Brahma é conhecido como uma Kalpa.Uma Kalpa são mil ciclos de Yugas:Mil Satya YugasMil Treta YugasMil Dvapara YugasMil Kali Yugas.Nós estamos no primeiro dia (Kalpa), Sveta Varaha Kalpa.Cada dia de Brahma é dividido em 14 Manvantaras Estamos no sétimo Manvantara Avatara desta lista, Vaivasvata Manvantara. O Pai é Vivasvan, o Avatara é Vamana e o Indra é Purandara.Cada dia de Brahma dura 4,32 bilhões de anos.
Cada um destes dias tem 14 Manvantaras e cada um dura 306,72 milhões de anos.
Um mês de Brahma são 259,2 bilhões de anos.Por estes cálculos, a vida de Brahma parece fantástica e interminável, porém, do ponto de vista da eternidade, ela é tão efêmera como o clarão dum relâmpago.
No Oceano Causal, há inúmeros Brahmas, surgindo e desaparecendo como bolhas no Atlântico. Brahma e sua criação são todos parte do universo material, e por isto eles estão em fluxo constante." BG 8.17
CC Madhya 20.323: "O número de Manvantara Avataras para somente um universo foi dado. Alguém pode imaginar a quantidade de Manvantara Avataras que existem nos inumeráveis universos. E todos estes universos e Brahmas existem somente durante a exalação de Maha Visnu."
Chetodarpana Marjanain BhavaMahadavagni NirvapanamSreyah Kairava Chandrikaa VitaranamVidhyabadhoo Jivanam;Anandambudhi Vardhanam Pratipadam Pumamrita SwadanamSarvatmasnapanam Param Vijayate Shri Krishna Sankirtanam.
“Glorificados sejam todos os cantos dos vários nomes de Krishna, os quais limpam o espelho de Chitta (subconsciente); os quais extinguem o grande incêndio da floresta da sucessão de nascimentos e mortes; os quais atuam como um raio de lua sobre o branco puro da felicidade espiritual; os quais são o elixir da vida de Vidya (alma gloriosa); os quais fazem o oceano de néctar crescer; os quais dão aos poetas a completa satisfação do divino amor no discurso de suas palavras, e os quais banham a mente e os sentidos na felicidade divina”.
Sri Cheitanaya Mahaprabhu
“Há três tipos de Jiva: Baddha (atada), Bhakta (devoto), e Mukta (liberado). Baddha Jivas ou almas aprisionadas ou atadas, são aquelas que cedem aos prazeres sensuais, e que não gostam da companhia dos piedosos. Mukta Jivas ou almas liberadas, são aqueles que estão livres dos apegos e amarras materiais. Os Bhaktas Jjivas ou devotos, são aqueles que estão meditando em Mim, e que dedicam tudo aos Meus pés, tendo amor por Minhas virtudes. Meus devotos são afáveis, livres de falhas, tolerantes, possuem sentimento de fraternidade por todos, e controlam seus desejos”.Vishnu Purana
“Os oito cativeiros são: a natureza, a inteligência qualitativa, o ego e o Panchatanmatras, isso é, a audição, o tato, a visão, a gustação e o olfato”. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pelos sentidos correspondentes, e o Jiva, alma condicionada, deixa-se levar por eles, mesmo sendo Maya, como se fossem verdade absoluta.Siva Purana
“Cada alma está aprisionada naqueles oito aspectos da natureza material. As ações realizadas como resultado daqueles cativeiros são chamadas de Karma”. De fato, segundo a filosofia do Sanatana Dharma, as almas tomam um nascimento num ciclo que está aprisionado nos efeitos de seus Karmas. Para alguém liberar-se deste Karma resultado das ações deverá saber controlar os oito Chakras sutis. O Siva Purana refere-se aos oito Chakras como “... nada mais do que oito formas da natureza material”. Siva Purana
O Senhor Supremo, Siva, está além do alcance deste oito Chakras, mas tendo pleno controle deles. Afirma o Purana, que uma pessoa pode alcançar a liberação dos cativeiros do mundo apenas por intermédio da adoração do Sivalinga, uma vez que o Linga é tanto uma forma grosseira como sutil. Há, também, cinco tipo de Lingas na Terra, a saber: Swayambhu Linga, Bindu Linga, Pratisthit Linga, Char Linga, e Guru Linga. Então, uma pessoa que possui desejos prazeres mundanos deverá adorar o Linga na forma de grosseira do Sivalinga, e aqueles que desejam alcançar a liberação do mundo material deverão adorar a forma sutil do Sivalinga. Siva Purana
“De acordo com Sri Sankara, há o uno e Absoluto Brahman que é Sat-Chit-Ananda, que é de uma natureza absolutamente homegênea. A aparência deste mundo é devido a Maya – o poder ilusório do Brahman, o qual não é nem Sat nem Asat (ser e não-ser). Este mundo é irreal. Este mundo é um Vivarta ou de modificações aparentes por intermédio de Maya. O Brahman é aparente neste universo por intermédio de Maya. O Brahman é o único que é real. A alma individual está limitada por si mesma, através do Avidya (ignorância), tendo identificação com o corpo e outros veículos (como os órgãos dos sentidos). Através de ações egoístas ela desfruta dos frutos das ações, tornando-se ator e desfrutador de suas ações; considera-se a si mesmo como atômico e como sendo um agente, devido ao Avidya ou ignorância, na realiade, os limites do Antahkarana. A alma individual torna-se una com o Brahman quando sua ignorância é destruída. Na realidade, o Jiva (alma individual), é todo permeado e idêntico ao Brahman. Isvara ou Saguna Brahman (Brahman com qualidades), é produto de Maya. A adoração de Isvara leva ao Krama Mukti. Os devotos piedosos (conhecedores de Saguna Brahman), vão ao Brahma Loka e alcançam a liberação final por intermédio de um elevado conhecimento. Eles não mais retornam a este mundo. Eles alcançam Nirguna Brahman no final do ciclo. O conhecimento de Nirguna Brahman é o único meio de liberação. Os conhecedores de Nirguna Brahman alcançam imediatamente a realização final ou Sadyomukti. Eles não necessitam ir pelo caminho dos semideuses, ou o Devayana. Eles mergulhem em si mesmos no ParaBrahman. Eles não vão para qualquer outro Loka ou mundo. O Brahman para Sri Sankar é Nirvisesha Brahman, ou Absoluto Impessoal; Brahman sem atributos". Sri Adi Sankaraka
.