Há milhares de anos a humanidade descobriu que precisa do espirito coletivo para a sua sobrevivencia.
Até hoje este é o maior desafio e a melhor estratégia de sobrevivência individual e coletiva.
Este espírito faz com que as pessoas se aliem com os seus semelhantes seja por familiaridade de sangue, por necessidade de trabalho , emprego ou por afinidades.
Este espírito é que forma as verdadeiras famílias
Identificar e respeitar o espirito coletivo forma verdadeiros lideres e mantém os ideais de grupos, coletivos, vivos e transmitidos para gerações futuras.
Identificar o verdadeiro espírito coletivo é o primeiro passo. Sinceramente identificar a que coletividades pertencemos de fato e como nos sentimos com relação a isso.
Identificar os ideais e valores deste coletivo. Sinceramente avaliar os valores e ideais deste coletivos e aderir a este coletivo ou romper com ele para a nossa felicidade .Procurar nos coletivos com os quais nos identificamos se for o caso, ou então intensificar os laços com aqueles que são essenciais para a nossa existência.
Identificar os verdadeiros lideres destes coletivos e aprender com eles a manter o espírito vivo e nutrido. Assim nos sentimos pertencentes a esse coletivo e isso nos tranquiliza. Escolher romper com um coletivo com o qual não nos identificamos nos torna aptos para a sobrevivência digna.
Assim Organizações nascem crescem e desaparecem assim como nós. Tudo isso faz parte do ciclo da vida.
Ter consciência do processo nos ajuda a tomar decisões e assumir a responsabilidade por nossas escolhas.
Todos nós precisamos de algum tipo de coletivo e através das nossas escolhas nossa história de vida é tecida.