terça-feira, 6 de outubro de 2020

dharma, karma and japa





A distância de Deus resulta em sofrimento. O buscador que medita elevando-se do chakra vishuddha (centro da garganta) para a caverna do crânio ou a morada de Deus experimentará uma felicidade interior indescritível, alcançando a liberação ou moksha. 

Dharma :Por meio da respiração ou dharma, a vida prevalece em uma pessoa. A respiração é a raiz da nossa existência. Perceber a respiração e aprender a acalma-la é fundamental para uma vida espiritual em evolução. 

Karma. O controle da respiração é o prana karma, assim é possível acalmar a mente e entrar em estado de meditação mais intensa na prática espiritual e  por todo o tempo enquanto desenvolvemos nossas atividades cotidianas. Purificando o karma passado, criando bom karma e eliminando karma.

Japa: japa é cantar o nome de Deus e palavras sagradas repetidos. Pode ser de três tipos: audível, em sussurro suave ou canto mental. Na prática espiritual adequada à consciência de cada respiração, a manifestação do amor divino, portanto, trazendo energia renovada para o corpo. Cada palavra deveria ser dita ou cantada com a consciência da respiração.

Que nós possamos viver uma vida em afinidade com o nosso dharma, eliminando karma e cantando japa a cada respiração.

om srigurave namah



segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Sejamos gentis e generosos

 


Nunca devemos tentar impor nossas ideias, a discórdia surge quando tentamos impor nossas ideias. Se nós queremos ser livres para provar o verdadeiro espírito da liberdade na nossa vida, não devemos impor nossas vontades a ninguém, isso não é bom. Devemos amar e respeitar uns aos outros. Devemos oferecer uns aos outros a oportunidade de crescer sem fazer exigências numa posição de poder. Ás vezes nós temos que dizer não aos outros, mas isso deve ser feito de modo gentil e generoso.

Ajudando ao mundo ajudamos a nós mesmos. O principal efeito da nossa ação em benefício alheio é ela purificar-nos a nós mesmos.

Esforçando-nos constantemente em fazer bem aos outros , conseguimos esquecer de nós mesmos, este é o desapego. esquecer do eu eu pensar em Deus no outro.

Qualquer esforço neste sentido , mesmo que pequeno nos levará à evolução espiritual.


om srigurave namah

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Vivendo o presente


krpa que a graça caia sobre nós, kri significa que você faz, pa significa obter o resultado

karuna que significa tentar o nosso melhor para remover a miséria e os problemas dos outros e pensar em ajudar os outros quando eles estiverem angustiados. Não ser cruel com as pessoas e perdoar isso é um exercício diário.

Se nós queremos prosperidade real neste mundo, não devemos nos entregar nesta esta guerra mental, ficar remoendo o passado e sim lutar agora  para que o bem vença em nós. Remover as impressões negativas, através da oração e meditação nos ajuda a ter uma real dimensão do presente, do agora!

É a nossa memória do passado acompanhada da nossa mente funcionando no presente que nos ajuda a nos mover, trabalhar, andar, falar, discutir e tomar decisões.A nossa mente funciona no presente mas nos leva para o passado.Nós devemos nos libertar das boas e más experiências e só nos lembrarmos de Deus.

destino é o resultado do karma que fazemos - está em nossas mãos. O que aconteceu até hoje acabou, está feito; porém, agora o que eu quero fazer, eu farei!

om srigurave namah



quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Yoga a arte de estar bem com Deus

 


 

Com Yoga obtemos o controle da respiração e o controle da mente gradualmente , assim podemos manter a nossa mente e respiração em consciência divina enquanto realizamos nossas atividades diárias. Não importa o que estejamos fazendo, passamos a sentir Deus em tudo, a cada ação a cada respiração. 

Na Shvetashvatara Upanishad ( 6:11) está escrito:

eko deva ḥ sarvabhūte ṣ u gū ḍ ha ḥ sarvavyāpī sarvabhūtāntarātmā /

karmādhyak ṣ a ḥ sarvabhūtādhivāsa ḥ sāk ṣ ī cetā kevalo nirgu ṇ a ca // 6.11 //


O Senhor não dual e resplandecente está oculto em todos os seres. Onipenetrante, o Eu íntimo de todas as criaturas, o impulsor das ações, permanecendo em todas as coisas, Ele é a Testemunha, o Animador e o Absoluto, livre dos gunas.

Ele é o único sem um segundo, mas está oculto em cada ser. Ele é onipresente, o Ser de tudo. Ele dá a todos os seres os frutos de suas ações e é o suporte de todos. Ele é a testemunha, doador de consciência, sem atributos e não condicionado. Nós precisamos estar conscientes disso para usufruir a divindade e atingir a plenitude a cada passo.

 Na Dhyanabindu Upanishad 7–8 é dito:

Como a fragrância está na flor,

Como a manteiga está no leite,

Como o óleo está nas sementes oleaginosas,

Como o ouro está no minério.

Como o fio está nas pérolas,

Tão firmes no Atman (alma) estão todos os seres,

Portanto , o conhecedor de Brahman, com a mente,

Firme em Brahman, permanece sem confusão.

- Dhyanabindu Upanishad 7–8

Estar bem com Deus é estar consciente da Sua presença dentro de nós,  aceitando e interagindo  amorosamente com tudo e com todos.

om sri gurave namah





quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Desapego

 


Se levarmos uma vida de completo desapego, não teremos nada com que nos preocupar e nada para lamentar.

Quando temos uma vida de oração, meditação e discernimento e deliberamos com atitude correta, uma carga é liberada de nossos corações e podemos viver em liberdade real.

Para vivermos em paz , temos que transformar nosso pensamento negativo em positivo.

Ter a mente  pura significa ter inocência, ser  livre do ódio e das paixões. Uma mente pura é desapegada.

"Oh Deus , oh mestres , guiai-me com fé e confiança para que eu alcance o objetivo divino. Andar no caminho espiritual é tão escorregadio e cheio de problemas e armadilhas. Eu sei que vós tendes me dado os mestres para me guiarem. Concedei-me a fé em mim mesmo, nos mestres e nas escrituras. Oh Deus , eu tenho fé em Vós , e com esta fé eu seguirei em frente. Oh Deus eu me curvo a Vós e amo a Vós em cada respiração. Om Amém" ( Paramahamsa Prajnanananda )

om srigurave namah



sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Vivendo juntos no Amor Divino



 sambhojanam samkathanam samprasno'tha samãgamah

etãni jnãti kãryãni na virodhah kadãcana ( Mahabharatha , Udyoga Parva 64:11)

"Comer juntos, conversar juntos - esses são os deveres dos parentes, e não contendas sob nenhuma circunstância." 

Dharma inclui valores, virtudes, deveres e responsabilidades. Dharma é a arte de viver com virtudes e valores espirituais.

Meditação e ações corretas juntos vão proporcionar um real crescimento espiritual para todos.

Através da regulação da respiração, os aspirantesespirituais se tornam mais pacíficos e ficam hábeis para experimentar a Verdade- I am Shiva_ shivo'ham.  Shiva reside um uma respiração tranquila e em uma mente pacífica.

Praticando o controle da respiração e a consciência de Deus a cada respiração em cada atividade os aspirantes vão experimentar a divina iluminação.

A Alma e o corpo sua  União ou Yoga , são a mais pura expressão do Amor Divino.

om srigurave namah 


terça-feira, 8 de setembro de 2020

Atravessando o oceano do mundo


Swami Madhusudana cantou:

hari reva jagat jagadeko hari

harito jagato nahi bhinnatanu

iti yasya mati paramatmarati

sanaro bhava sãgara nistarati

"Hari sozinho é o universo e o universo sozinho é Hari. Não há diferença entre o universo e Hari. Aquele que mantém a mente nesse estado, com profundo amor a Deus, na verdade atravessa o oceano do mundo."

Para manter a mente e o intelecto saudáveis. oramos, meditamos e cantamos todos os dias, isso é nitya karma. É bom listar todas as atividades que queremos fazer todos os dias e então tentar praticar de acordo.

Esta alma individual é ao mesmo tempo igual a Bramhan e parte de Brahman, assim como a onda e o oceano.  ( Brahma Sutras)   

 O Guru é a lâmpada acesa que ilumina o candeeiro da vida espiritual dos discípulos, dissipando a escuridão da mente e do coração, para que eles não andem mais no caminho da escuridão , da miséria e do sofrimento.

Shree Shree Guru Gita 101

dhanyã mãta pitã dhanyo vamsa sarvakulastathã
dhanyã ca vasudhã devi furubaktih sudurlabhãh


101. Ó Devi! Em relação a quem tem essa devoção extremamente rara ao guru preceptor : abençoada é a mãe, abençoada é o pai, abençoada é a família e o clã - até abençoado é a Terra.

om srigurave namah


domingo, 6 de setembro de 2020

Humildade, amor e perdão

 

Humildade, amor e perdão não são fraquezas, mas sim pontos fortes

Quando nós prometemos seguir o caminho espiritual, há um encontro entre nós entre nossas qualidades negativas. Assim estavam ocorrendo dois encontros: o encontro dos bons e o encontro dos maus, ou seja, o encontro das virtudes e o encontro dos vícios. Tentemos nos lembrar da nossa verdadeira natureza , a divina. 

Pessoas espirituais doam e continuam a doar, sem nunca esperar que alguém os admire ou os aprecie. Elas não esperam que as pessoas lhes agradeçam pelo que fizeram. Nós devemos expandir nosso amor e nossa consciência a ponto de não haver nenhuma exclusão.

Oh Deus perdoai todas as minhas fraquezas e erros de conduta. Oh Deus, Oh guru me abençoe para que eu possa expandir minha consciência e trazer o Amor pra minha vida e a ver a Tua presença em tudo  e em todos !

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Vencendo nossa mente






Existem quatro maneiras de vencer um inimigo: sama (igualdade ou amizade), dana (ajuda, ajuda, apoio), danda (punição) e bheda (criando conflito ou divisão entre eles)

Temos conhecimento, mas esse conhecimento é bem preservado com a yoga,  meditação. Praticar Kriya Yoga todos os dias, prestando atenção à nossa respiração e em comunhão com Deus sempre, isso nos torna fortes.

Se queremos manter nossa beleza, devemos limpar nosso corpo e mente de maneira adequada e tomar banho de maneira saudável. Devemos fazer um bom trabalho, boas ações. Pessoas egoístas tentam destruir outros. Pessoas inteligentes tentam se proteger. Evitar maus pensamentos palavras e  atitudes.

Aquele que apóia e ajuda os outros no caminho certo é uma pessoa santa, nós podemos ocupar nossa mente adequadamente.

 "Oh Deus , olhando o ciclo do dia e da noite, eu sei que depois da escuridão da noite virá a luz do dia. A manhã virá e o sol brilhará de novo. Já que a luz do dia vem depois da escuridão da noite , eu compreendo que nenhum problema é permanente. Eu tenho fé de que os problemas que eu estou enfrentando passarão e eu resistirei a todos eles. Oh Deus, dai-me essa fé, dai-me essa confiança inabalável. Sem fé e sem confiança, eu não serei capaz de andar neste caminho. Que eu ande com as duas pernas da fé e da confiança, para que eu possa completar minha jornada" ( Paramahamsa Prajnanananda)

om srigurave namah

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Libertando-se da cargas dos bons e maus karmas

 


Vida após vida nós carregamos uma mala pesada de karmas bons e ruins. Por eras carregamos essa carga, desordenadamente e sem saber, às vezes dobrando sob seu peso. pessoas inteligentes tentam não apenas descarregar seus próprios karmas, mas também ajudar os outros a se libertarem dessas cargas cansativas.isso depende do nosso desejo e do tipo de vida que queremos levar. Vamos nos libertar. Vamos nos aliviar dessa carga cansativa e não carregá-la mais adiante.

Nós podemos mudar a nós mesmos, nós podemos melhorar com  prana karma (pranayama, controle da respiração), niskama karma ( serviço desinteressado, altruísta) e brahma karma ( práticas em comunhão divina) .

Através da Kriya Yoga nós podemos ir além da mente, intelecto, ego, sentidos corporais e sentidos mundanos, e assim através da prática contínua , desapego, auto-análise e devoção ao guru e a Deus este   cenário pode mudar.

om srigurave namah

domingo, 30 de agosto de 2020

A entrega


Entrega é se refugiar no Senhor.

É render-se , isto é, no estado de ausência de ego e aceitar Deus como a fonte da vida e do amor que temos.

 É devido à Sua graça, se tudo o que fizermos, o façamos  com amor a Deus e para o Senhor - antes de nós  fazemos algo, enquanto fazemos e mesmo depois de concluir qualquer trabalho. 

No dia a dia nós temos que estar atentos a tudo o que acontece. Tudo é mensagem de Deus e nós temos que estar atentos para que possamos compreender os eventos que ocorrem nas nossas vidas. Isso é entrega, aceitar tudo o que acontece como aprendizado e seguir com gratidão.

Como é difícil compreender algumas mensagens, principalmente aquelas que mexem com o nosso ego, que nos fazem querer ser condutor do nosso destino, desprezando o sentido que Deus dá para a nossa vida!. 

Que eu me renda a cada pensamento, palavra ou ação!

om srigurave namah



quarta-feira, 26 de agosto de 2020

A verdadeira liberdade




 No Yogasutra de Patanjali ,  The Sadhana Pada , Sutra 25 é dito:



Ausência de ignorância é verdadeira liberdade

tadabhãvãt samyogoãbhãvo hãnam taddrseh kaivalyam||25||


Remoção é o desaparecimento da associação {entre purusha e prakriti } estabelecida pela ausência daquilo (ignorância). É o remédio real e a liberdade absoluta daquele que vê. || 25 ||


A dualidade é a causa de todas as misérias.,Nós somos o corpo e a alma em ação. A alma respira em nós e quando somos conscientes dessa respiração Deus está no comando e nossa vida é uma vida de oração e adoração a cada atividade. Deus é um só e está em tudo e em todos , esta é a realidade. è um lindo e verdadeiro pensamento mas é preciso experimentar isso para que o véu  ignorância seja removido 

Quando a dualidade desaparece, as misérias chegam ao fim.


om shri gurave namah

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Criando karma coletivo: Vyasthi Karma

  


Vyasthi Karma produz mais energia e forte efeito. O karma individual ocorre simultaneamente. é como a luz de uma lamparina em meio a muitas lamparinas, o efeito do conjunto será maior. A energia coletiva nos ajuda a nos elevarmos , meditação e prece coletivas tem um poderoso efeito. O karma coletivo também pode ser negativo. 

O karma ruim é acumulado nas pessoas quando elas cometem ações erradas coletivamente em um grupo, causando violência, tumultos ou atacando ou matando humanos ou animais. O carma coletivo tem resultados coletivos.

Estar conectado com Deus a cada momento, em pensamento, palavra e ação, bem como em cada respiração, esse é o objetivo. Mas geralmente não acontece. Por quê?

Se nós analisarmos nossas ações diárias, nós podemos determinar que tipo de karma nós criamos.E assim podemos tomar atitudes benéficas. Precisamos estar alertas pois o controle da respiração e dos sentidos pacifica a mente e aí nosso poder de decisão será preciso, senão a nossa mente pode nos deixar perturbados e indecisos. O karma significa prisão ou libertação  se nós eliminarmos o karma ruim aí seremos libertados. 

Para mudar o  karma ruim  coletivo é preciso muita força do karma positivo sendo criado. O prana karma por exemplo na meditação coletiva e  brahma karma nas atividades sempre conscientes de Deus 

om srigurave namah

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Nosso verdadeiro eu


O nosso corpo denso está sempre sentindo que ele é tudo e que o corpo invisível não é nada. Praticando Kriya Yoga  descobrimos que todas as atividades são controladas pela força vital ( prana), cujo depósito é o cérebro.

As forças biológicas são controladas por três superpoderes:

dharana: percepção e concepção da alma.

dhyana: a fase sem forma, onde não há mente, intelecto, ego ou pensamento.

samadhi: fusão com a alma

Assim a pessoa percebe que o corpo invisível (purusha) é o verdadeiro condutor do corpo visível.(prakriti) 


no  Srimad-Bhagavatam (11.29.34):

martyo yadā tyakta-samasta-karmā

niveditātmā vicikīrṣito me

tadāmṛtatvaṁ pratipadyamāno

mayātma-bhūyāya ca kalpate vai

Uma pessoa que desiste de todas as atividades fruitivas e se oferece inteiramente a Mim, desejando ansiosamente prestar serviço a Mim, alcança a liberação do nascimento e da morte e é promovida ao status de compartilhar Minhas próprias opulências

"Ó Senhor, sou Seu em todos os aspectos; sou Seu servo eterno". Desta forma, um devoto puro é purificado. 

om srigurave namah



Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 12

 

vidhivisnumahendrãdyairvandyah khalu sadã bhavãn

namaskarosi kasmai tvam namaskãrãsrayah kila

12.You are alwys adored by Lord Brahma, Vishnu, Indra, and others, and yet you bow down to someone. I wish who is that one worthy your adoration.

12. Você sempre é adorado pelo Senhor Brahma, Vishnu, Indra e outros, e ainda assim você se curva a eles. Eu desejo quem é  digno de sua adoração

om srigurave namah



quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Desenvolvimento espiritual: os tres nós a serem superados


O primeiro nó nos escraviza quando abrimos nossas bocas, este é o Brahma granthi ou nó de Brahma .Falta de disciplina no comer e falar, como se supera? Abrindo os ouvidos , ouvindo a palavras dos Mestres e as escrituras ,ouvindo o som divino. Falar pouco , falar a verdade e pensar antes de falar, orar antes de falar, falar com sabedoria e amorosidade. Este nó está localizado entre o centro do cóccix e o umbigo.subjulgada pelos desejos materiais e sensuais.

O segundo nó está no nosso coração, é chamado de Vishnu granthi e é criado pelos nossos desejos ligados ao mundo exterior.Os desejos são frutos das nossas boas e más qualidades, os desejos deixam a mente agitada ou letárgica, O Senhor Krishna é o mediador da luta do bem contra o mal na Gita e nas nossas vidas.A mente é incapaz de perceber a existência de Deus é preciso discipliná-la.

O terceiro nó ou Rudra Granthi está situado entre a pituitária e a fontanela.. Lá se dá a experiência de Deus dentro do crânio. Permanecendo lá è possível sentir que é  Deus que está agindo por nosso intermédio e o nosso pensamento estará sempre com Ele.

Assim o yogi atravessa  Sunyam cinco estágios de eter no crânio 1. Chidakasha :  a força vital na pituitária, 2.Parakasha: o fogo interior nascido da meditação acima da pituitária, sem mente, corpo, ego ou intelecto, 3.Darakasha: o nada, estado supraconsciente abaixo da fontanela.4.Atmakasha: estado de consciência cósmica na fontanela.5.  Mahakasha: grande vazio , estado de sabedoria, estado sem pulso - nirvakalpa samadhi, acima da fontanela.

domingo, 16 de agosto de 2020

Kriya Yoga: percebendo a divindade

 


Se nós percebemos que a alma está agindo em todas as nossas atividades então estamos praticando Kriya Yoga

No Yoga Sutra de Patanjali ( Sadhana Pada I) é dito que Kriya Yoga é  tapah-svaddhyaya-ishwarapranidhanani kriyaogah .  Segundo Baba Hariharananda Tapas é oferecer cada respiração ao fogo da alma, Svadhyaya é a busca da alma dentro de si em cada ação , é a análise da própria alma. iswvara pranidhana  fundir-se com Deus no estado de superconsciência é a devoção.

Quando nós perdemos completamente o sentido mundano e obtemos inúmeras percepções divinas, então sentimos o mais sublime amor por Deus, nos rendemos a Ele.

Paramahamsa Hariharananda ( Kriya Yoga : O processo científico para a cultura da alma e a essência de todas as religiões)

om srigurave namah


quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Autoconhecimento: a porta para toda a liberdade


 Precisamos praticar , cultivar  viveka ( uma investigação discriminativa), vichara(investigação ou análise), oração e meditação.

Assim uma carga é liberada de nossos corações e podemos viver em liberdade real.

Pessoas comuns vivem com idéias, imaginação, ego e expectativas equivocadas. Quando alguém cria uma máscara social, ela é afetada pelo mundo.

nesta perspectiva discriminativa nosso corpo é apenas a casa onde moramos, nós somos a alma pura e perfeita, alcançamos o domínio sobre a mente e percebemos a vida com mais amor e contentamento. 

Isso nos liberta da dor e do sofrimento.

Libertando-se do Sofrimento( Paramahamsa Prajnanananda)


om srigurave namah


sábado, 8 de agosto de 2020

O que deveriam fazer imediatamente os sinceros buscadores da libertação ?


satsangati (associar-se com boa ou boa companhia): se um for bastante primitivo e outro bastante elevado, a amizade não continuará,

  nirmamata (estar livre de possessividade): Significa desapego. Tudo o que você pensa que é "meu" não é.

  ishabakti (devotando-nos ao Divino): É uma prática contínua exterior e interior. Que nossa associação seja com Deus em pensamento, palavra e ação. 

A Rosary of Questions &Answers

Prashnottari of Acharya Shankara  ( Paramahamsa Prajananananda)


om sri gurave namah


sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Darshan do Senhor Jagannath


 Darshan é ter a visão, o conhecimento de Deus.Um verdadeiro darshan é a realização. Sudarshan é uma visão perfeita. este estado sem forma e atributos é alcançado pela meditação. O Senhor Jagannath está na pituitária do corpo (kutastha), quieto e firme (druva). Ele é o Brahman onipresente e onipresente, sempre existente neste mundo móvel e ativo. Entre todos os visíveis, Ele é a visão real.
Darshan é ver a divindade Sudarshan é se tornar um com a divindade!

Lord Jagannath Through the Eys of a Yogi

Paramahamsa Prajnanananda

om sri gurave namah

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

compartilhamento de karma



Nós herdamos coisas materiais de nossos pais, também herdamos o karma deles. Quando uma criança alcança o sucesso, os pais compartilham sua felicidade. Sua felicidade é o resultado do karma de seu filho. E se seu filho está fazendo algo errado, seu sofrimento é devido ao seu filho. Quando uma criança faz algo errado, ou quando os pais estão tendo dificuldades, por causa de afeto, apego e afinidade, eles se apresentam para ajudar um ao outro. Isso faz parte do compartilhamento.

Todos nós fizemos algumas coisas boas e todos fizemos coisas ruins. Não se concentre no mal ou nos erros que você cometeu repetidamente. Em vez disso, corrija o erro e siga em frente.

The Law of Karma
Paramahamsa Prajnanananda

om srigurave namah

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Inimigos do desenvolvimento espiritual






 Para um buscador espiritual, raiva, ego e orgulho são os inimigos. Para uma pessoa com ego, meditação, oração e boa companhia são os inimigos. Por esse motivo, a percepção dos inimigos difere de pessoa para pessoa.

No Bhagavad Gita capítulo 16,    A Yoga da Discriminação entre as Qualidades Divinas e Demoníacas verso 4 o Senhor Krishna lista as seis qualidades que expressam as forças demoníacas: 

dambho darpo bhimãnas ca
krodhah pãrusyam eva ca
ajnãnam cã 'bhijãtasya
pãrtha sampadam ãsurim

O partha (Arjuna)! Hipocrisia, (fraude, engano), arrogância, orgulho, raiva, aspereza e ignorância são as marcas daqueles que nascem com uma natureza demoníaca. (16:04)

É preciso fazer auto-análise para observar quando estas más qualidades querem intervir no nosso caminho. Com a prática sincera e regular da Kriya Yoga é possível pensar antes de agir e com o tempo  evitar o pensamento negativo.

om srigurave namah

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

preocupação e espiritualidade



Where is the Goodness in me ? – Kadosh Marian Ministries ...

citã cintã dvayormadhye cintã eva gariyasi
citã dahati nirjivam citntã dahati sajivam

entre a pira e a preocupação, a preocupação é mais problemática. a pira consome os mortos e a preocupação consome os vivos.

Chintã (preocupação ) é a turbulência da vida. A mente humana é normalmente cheia de preocupações e emoções. Preocupação é sobre incerteza e insegurança, ou o resultado de muita ambição. 

Se tudo é certo, não há preocupação, Portanto, a doença que perdura até o último suspiro é preocupante e erradica a alegria da vida, roubando a nossa alegria.

A vida é um presente divinopara viver com alegria, amor, paz e bondade. 
A Alma  e Deus são essencialmente Um. Esta unidade é real, as outras coisas são irreais.

Se nós praticamos a prece, o serviço, amor e compaixão todas as divinas qualidades serão manifestadas em nós.



A Rosary  of questions ans answares  ( Paramahamsa Prajnanananda )

om srigurave namah

domingo, 2 de agosto de 2020

Contentamento


Contentamento é uma virtude e pode ser cultivada com entendimento e amor.

Temos muitas boas qualidades e alguma fraqueza. Você deve ser rigoroso consigo mesmo. Você deve conhecer sua fraqueza e tentar eliminá-la. Enquanto a fraqueza estiver com você, você não poderá ser verdadeiramente bem-sucedido

Paramahmsa Prajnanananda 

The Mahabharata
The Entrance to the Temple of the Gita

om srigurave namah

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Aceitar o prarabdha karma e não acumular mais




O prarabdha karma determina onde nascemos, nosso gênero, língua, saúde, tempo de vida e assim por diante. É o destino. É aquilo que nós não podemos mudar. Nós devemos ser gratos a nossa família e a situação de vida que temos até hoje. A mente nunca está contente, a não ser que esteja disciplinada. Nós podemos mudar o nosso presente, sermos pessoas melhores, temos que trabalhar duro na nossa sadhana, prática espiritual, prece e meditação, ajudando as pessoas , tendo um estilo de vida simples e desenvolvendo as qualidades divinas : 

destemor, pureza de espírito,  conhecimento, caridade, autocontrole, sacrifício, estudo das escrituras, austeridade, retidão, não violência, verdade, ausência de raiva, renúncia, paz, aversão a encontrar falhas, compaixão, liberdade do desejo gentileza, modéstia, ausência de inconstância, vigor, perdão, fortaleza, pureza, liberdade contra maldade, humildade

(Bhagavad Gita capítulo XVI:  a Yoga da Discriminação entre as qualidades Divinas e Demníacas)

om sri gurave namah 

terça-feira, 28 de julho de 2020

Disciplinar a mente disciplinando os sentidos





Com certeza a pr´tica da meditação diária na disciplina e de realizar as atividades em estado de meditação ou concentração profundas é o ideal, mas quando a nossa mente está inquieta esta parece uma coisa muito difícil de ser realizada

yogah cittavrtti nirodhah

 Yoga é a eliminação, aniquilação e supressão das modificações da mente (ondas de pensamentos) 
 ( Yoga Sutra Samadhi Pada sutra 2)

Tudo o que é apreendido pelos sentidos é armazenado na memória, a mente cresce continuamente através dos sentidos. Disciplinar os sentidos é utilizar o intelecto na hora de fazer escolhas, não simplesmente sair realizando os desejos imediatistas dos sentidos. è interromper as ondas de pensamento que nos induzem a dar vasão aos desejos dos sentidos.  Ter bons hábitos alimentares, ficar em silêncio durante parte do dia, falar com moderação, dar vasão a bons pensamentos, auxiliar os outros , ouvir mantras ou boas músicas, contemplar a natureza, dormir cedo e acordar cedo, tudo isso com certeza vai melhorar a qualidade da nossa mente, mas não vai torná-la concentrada ou focada.

Segundo meu gurudev é preciso fazer uma auto análise diária sincera e criteriosa e depois cortar o que não está sendo coerente com os nossos objetivos.  Para isso acontecer com mais facilidade e naturalmente ele cita em seu livro:

"A meditação é o remédio usado para controlar a mente e mantê-la saudável"
 
Conheça a Sua Mente
Paramahamsa Prajnanananda 

om srigurave namah

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Força de Vontade e Concentração a chave para o sucesso

F

Força de vontade (icchashakti) é um tesouro espiritual sem o qual a evolução espiritual não é fácil. Em sânscrito, a força de vontade é feminina, pois é uma forma de shakri (poder ou energia). Devemos desenvolver nossa força de vontade com oração, autodisciplina, eliminação de pensamentos desnecessários e auto-análise. Usando força de vontade e concentração juntos, obtemos sucesso. Quando queremos sucesso na vida, precisamos de uma saúde melhor e de uma mente concentrada, equilibrada, calma e tranqüila

Paramahsma Prajnanananda 
The Mahabharata
The entrance to the temple of the Gita

jai guru

domingo, 26 de julho de 2020

A verdadeira cerimônia de fogo yajna



A Verdadeira crimônia de fogo não é externa  diz no Jnana Sankalini Tantra 55:

na homam homam ityãhuh samãdhau tat tu bhuyate
brahmãgnau huyate prãnam homakarmam taducyate

Homam ( sacrifício) não é um homam no qual o samadhi (realização) é alcançado. Cerimônia de sacrifício é o processo no qual o prana (respiração) é oferecido como uma oblação ao brahmagni (o fogo sagrado).

A  cerimônia de fogo externa, a oferta de oblações, não é a cerimônia de fogo real, lar real, yajna ou cerimônia de fogo, é aquela a partir da qual se pode alcançar o estado de samadhi. Isso significa que você deve oferecer a oblação de seu prana, ou respiração, no brahmagni, o yajna interior. Brahmagni é o poder divino interno. Acredita-se que os sete chakras do corpo tenham sete tipos de fogo simbólico (agni). No muladhara (centro inferior) é dakshina agni; no swadhisthana (segundo centro) está grihapati agni; na manipura (centro do umbigo) está vaishwanara agni; no anahata (centro do coração) está ahavaniya agni; no ajna (centro da alma) é brahmagni; e no sahasrara (fontanel) está vishwarupa maha agni.

Paramahsma Prajnanananda 
The Mahabharata
The entrance to the temple of the Gita

jai guru




quarta-feira, 22 de julho de 2020

A Luz divina


Mundaka Upanishad 2:2:10

na tatra suryo bhati na chandra tarakam
nema vidyuto bhanti kuto'yamagnih
tameva bhantam anubhati sarvam
tasya bhasa sarvamidam vibhati

"Where the sun never shines, no stars or moons, where lightning cannot reach, not to mention this lamp in my hand , You are the Self-effulgent One. Through Your light,everything is illuminated"

"Onde o sol nunca brilha, sem estrelas ou luas, onde os raios não podem alcançar, para não mencionar esta lâmpada na minha mão, você é o auto-refulgente. Através da Tua luz, tudo é iluminado"


terça-feira, 21 de julho de 2020

Os dois caminhos


Existem dois caminhos a seguir nesta vida . Um é shreyas o caminho do bem o outro é preyas o caminho do prazer.
No caminho do prazer as pessoas estão extrovertidas,  se entretêm com os sentidos  e estão agitadas. 
No caminho do bem elas estão introvertidas, calmas e quietas.
Oa Pandavas e Kauravas representam estes dois caminhos.

Que os meus passos sigam sempre o caminho do bem!

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Amor Divino



tridhapyekam sadagamyam gamyam ekam prabhedane
prema premi premapatram tritayam pranato'smyaham
Adi Puranam

"Love, the lover, and beloved, although appearing to be three, are essentially one. Because it is difficult to recognize this, the seeker need only known one ( By knowing one, the orhers will automatically be known)"

O amor, o amante e o amado, embora pareçam ser três, são essencialmente um. Como é difícil reconhecer isso, o buscador precisa apenas conhecer um (conhecendo um, os outros serão automaticamente conhecidos)"

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Nós e as três gunas



Nós e as tres gunas , elas são as qualidades tamásicas, rajásicas e satívicas em nós.
A qualidade tamásica nos torna preguiçosos, sonolentos, letárgicos e confusos. A qualidade rajásica nos torna agitados, apressados, e cheios de atividades e agilidades.  A qualidade satívica nos torna pacíficos, calmos, quietos, humildes e com a visão clara.

Tamas é o estado de ociosidade. Rajas de extrema atividade e Sattvas  espiritualidade. No Baghavad Gita capítulo 14 verso 11 é dito:


sarvadvãresu dehe 'smin
prakãsa upajãyate
jnãnam yadã tadã  vidyãd
vivrddham sattvam ity uta

When the light of knowledge shines through all the gates ( doors) of the body, it should be known that sattva ( goodness )  is predominant.  (14:11)
Quando a luz do conhecimento brilha através de todos os portões (portas) do corpo, deve-se saber que o sattva (bondade) é predominante. (14:11)


Cada corpo humano tem nove portas: dois olhos, duas orelhas, duas narinas, uma boca, um ânus e uma passagem urogenital. Quando iluminadas pela luz do conhecimento se deixam guiar por      Purusha o condutor da força, o Espírito Absoluto , Brahman, sem forma.


Oh Deus , meu Mestre que eu aprenda dia após dia a controlar as nove portas do meu corpo e com oa luz conhecimento ,  fazer delas a tua morada.!

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Mãe Divina Durga

HINDU GODS - animated GIF | Durga goddess, Durga maa, Durga

Durga é retratada  como uma deusa montando um leão ou tigre, com muitos braços cada um carregando uma arma, muitas vezes derrotando Mahishasura ( demônio búfalo). 

O demônio búfalo são nossos instintos e tudo o que o ser humano cria a partir da Mãe Natureza. Ela nos acolhe , nos dá um corpo material, nos dá as ciências e a arte, as riquezas e o alimento, nós somos filhos da Mãe Divina.

A Mãe Durga é encarnação do feminino e da energia criativa (Shakti)

As três principais formas de culto a Durga são Maha Durga, Chandika e Aparajita. Destes, Chandika tem duas formas chamadas Chandi, que são de poder e forma combinadas de Saraswati , Lakshmi e Parvati e de Chamunda, que é uma forma de Kali criada pela deusa para matar os demônios Chanda e Munda.

É aquela que nos dá a nossa própria essência, a sabedoria, o conhecimento. Saraswati a forma feminina do criador, Brahma. Saraswati representa todo o conhecimento e a inteligência que rege todas as coisas. O universo é organizado de uma forma inteligente. Ele é governado por leis. Leis que tornam possível o nascimento do sol todos os dias, que rege os ciclos perfeitos da natureza, que governa o nosso corpo e a nossa mente. Tudo é muito bem organizado.

Para a humanidade ser mantida, preservada, são necessárias oito metas - iluminação espiritual, alimento, conhecimento, recursos, prole, abundância, paciência e sucesso; portanto, existem 8 ou Ashta Lakshmis - Aadi Lakshmi, Dhaanya Lakshmi, Vidya Lakshmi, Dhana Lakshmi, Santaana Lakshmi, Gaja Lakshmi, Dhairya Lakshmi e Vijaya Lakshmi. Mencionado pela primeira vez no Śrī Sūkta doRigveda .  Sri, um termo honorífico para Lakshmi, representa o mundo material do reino terrestre como a deusa mãe , conhecida como Prithvi Mata.

Parvati , Uma ou Gauri é a forma da Mãe Divina  da fertilidade, amor, beleza, harmonia, casamento, filhos e devoção; bem como da força e poder divinos Conhecida por muitos outros nomes, ela é a forma gentil e estimulante da deusa Hindu Suprema Adi Parashakti(Shivashakti) . Ela é a a forma materna de Deus no hinduísmo, e tem muitos atributos e aspectos. 

Chandi representa a shakti ou poder de Brahman . A palavra Chanda sugere traços extraordinários e, portanto, refere-se a Brahman, que é extraordinário devido à sua total independência em relação ao tempo e espaço. 

Chamunda Ela é identificada com as deusas Parvati, Kali ou Durga.

terça-feira, 30 de junho de 2020

O mundo é um sonho



 Shri Adi Shankara no Bhaja Govinda: 

who are you? who am I? From where didI come? Who is my mother? who is my father? contemplate this again and again; and consider this world as a dream

Quem é Você? Quem sou eu? De onde eu vim? Quem é minha mãe quem é meu pai? contemple isso de novo e de novo; e considere este mundo como um sonho.

om srigurave namah


sexta-feira, 26 de junho de 2020

Aprendendo espiritualidade


If you wish to be more spiritual, more  divine, you should earnestly strive to remove any weaknesses in you. Each day you should make a vow to make your life stronger and more beautiful.
Se você deseja ser mais espiritual, mais divino, deve esforçar-se sinceramente para remover quaisquer fraquezas em você. Todos os dias você deve fazer um voto para tornar sua vida mais forte e mais bonita.

If you are truth seekers, then you will love your every breath-that is, you will watch your breath all the time.
Se você é um verdadeiro buscador, então amará cada respiração, ou seja, observará a respiração todo o tempo.

If the mind is calm, quiet and focused, it can learn and receive information very quickly. But is the mind is restless, running here and there, it cannot learn  so well.
Se a mente estiver calma, quieta e focada, poderá aprender e receber informações muito rapidamente. Mas se a mente está inquieta, correndo aqui e ali, não pode aprender tão bem.

Paramahamsa Prajnanananda ( The Mahabharatha - the entrance to the Temple of the Gita)

jai guru

sábado, 20 de junho de 2020

Ser cauteloso




Intelligent people become careful in every step of life. It is because of granthi, the knot. One granthi is comunication and attachment , whereas the other is expectation. ( Paramahamsa Prajnanananda) 

Pessoas inteligentes tomam cuidado em todas as etapas da vida. É por causa de granthi, o nó. Um granthi é comunicação e apego, enquanto o outro é expectativa. ( Paramahamsa Prajnanananda) 

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Amizade com Deus



Quando fizermos amizade com nosso Amado, o Senhor, tudo será realizado e não haverá nada com que se preocupar. Deus cuidará de tudo. ( Paramahamsa Prajnanananda)

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Nós somos Um


svakarmana tam abhyarchya

"Worship Him during all activity"
"Adore a  Ele  durante todas as atividades"

Oh Deus você me deu este corpo que é a manifestação da Mãe Divina com a Tua presença, me ajude a conhecer    a Verdade que liberta, me ajude a viver uma vida de simplicidade, humildade e adoração!
Não importa o que eu esteja fazendo , que a cada respiração eu me lembre do Teu amor e seja grata pela vida, por esta oportunidade de evoluir!

quarta-feira, 17 de junho de 2020

O benefício de praticar o contentamento, Santosha



Yogasutra de Patanjali 

The Sadhana Pada , Sutra 42

The Benefit of Practicing Contentment, Santosha
O benefício de praticar o contentamento, Santosha

samtosãt anuttamah sukha-alãbhah||42||

Superlative happiness comes from contentment||42||
A felicidade suprema vem do contentamento || 42 ||

.
A mente comum corre em direção ao prazer sensual através do contato com objetos, mas aqui, devido à prática do contentamento, obtém-se o gosto da felicidade superior.


Seja contente, siga o mestre e sua instrução.

om shri gurave namah

terça-feira, 16 de junho de 2020

mahamrityunjaya mantra ( Yjur Veda 3:60)

                   

                  
om tryambakam  yajãmahe sugandhim pustivardhanam
  urvãrukamiva bandhanãt mrtyor  mukshiya mãmrtãt  

We worship the three-eyed One ( Lord Shiva) , who is fragant, and who nourishes well all beings. As the cumcumber is servered from its bondage (to the creeper) , may He liberate us from death for the sake of immortality!

Adoramos o Aquele de três olhos (Lord Shiva), que é fragrante e que nutre bem todos os seres. Enquanto o pepino é servidor da sua escravidão (para a trepadeira), Ele pode nos libertar da morte por causa da imortalidade!
                             

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Remoção de Obstáculos ao desenvolvimento espiritual



Yoga Sutra of Patanjali 04:03(by Paramahamsa Prajnanananda)

nimittam-aprayojakam prakrtinãm varanabhedastu tatah ksetrikavat||3||

The incidental cause does not move the natural tendencies into activities; it merely removes the obstacles, like a farmer||3||
A causa incidental não move as tendências naturais em atividades; apenas remove os obstáculos, como um fazendeiro || 3 ||


Quando o indivíduo carrega as sementes da impressão, quando é removida a impressão das boas e más ações, os obstáculos também são removidos.

a pessoa pode abandonar seus maus hábitos e viver uma vida boa e nobre.

You are not a slave to your own destiny, you need the divine harvest of love, compassion, and ultimately, realization.
Você não é escravo do seu próprio destino, você precisa da colheita divina de amor, compaixão e, finalmente, realização.

Kali Durge, namo namah
Jai! Mata Kali
Jai! Mata Durge

Kali, Durga, obediência à honra, 
Oremos à Mãe Kali!
Oremos à Mãe Durga!

Oh Mãe Divina  Kali Oh Mãe Durga me ajude a cortar os obstáculos ao meu desenvolvimento espiritual!



Om Gam Ganapataye Namaha
 Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal.” ou “Eu te saúdo, Senhor das tropas”

Oh Ganesha me ajude a remover obstáculos nos meus pensamentos, palavras e ações!


gurukrpãprasãdena ãtmãrãmo hi labhyate
anena gurumãrge'a ãtmajnanam pravartate

66. Através da graça e contentamento do guru preceptor , pode-se alcançar o estado de atma-rama perambulando dentro de si. Quem segue o caminho do guru preceptor  é abençoado com o autoconhecimento.

O Mestre guiará o discípulo no caminho da vida espiritual. Escuridão, dúvidas, ilusão e queda são obstáculos encontrados no caminho espiritual. Aqueles que não seguem o mestre em espírito e amor   são incapazes de progredir na vida espiritual.

O meu Mestre Amado me ensine como seguir Teus passos com a fragrância do Teu amor divino

domingo, 14 de junho de 2020

A devoção traz libertação: Bhakti Sutra


Bhakti Sutra 50

a tarati sa tarati lokan tarayati

" Um devoto com amor por Deus alcança a lebertação e capacita os outros a se libertarem"||50||

sábado, 13 de junho de 2020

Prece de auto-análise por Shri Adi Shankara



Shiva Aparadha Kshamapana Stotram
verso 16

karacaranakrtam vãkkãyajam karmajam vã
sravananayanajam vã mãnasam vãparãdham
vihitamavihitam vã sarvametaksamasva
jaya jaya karunãbdhe srimahãdeva sambho

¨If by the feet or hands, through speach, body, or the mind, through sense organs such as the eyes or ears, anything good or bad I have done, O God, I offer it to you. Forgive me; forgive my mistakes . Help me to grow"
¨Se pelos pés ou mãos, através da fala, corpo ou mente, através de órgãos dos sentidos, como olhos ou ouvidos, qualquer coisa boa ou ruim que eu tenha feito, ó Deus, eu ofereço a você. Me perdoe; perdoe meus erros. Ajude-me a crescer "

Dia a dia, passo a passo caminho seguindo as pegadas dos Mestres o rastro Divino, que eu possa seguir assim sempre


quarta-feira, 10 de junho de 2020

O Brahma Karma : plantando sementes divinas



Shiva Samhita 2:37

ittham prakalpite dehe
jivo vasati sarvagah
anãdi vãsãnã mãlã
alamkrtah karma srmkhalah

"In this body of imagination, the jiva(the individual soul) resides with the ability to move everywhere.With the beginningless seed of impure desires, its adorns itself with the chain of karma, which is in reality a bondage."

"Nesse corpo de imaginação, a jiva (a alma individual) reside com a capacidade de se mover por toda parte. Com a semente sem começo de desejos impuros, ela adorna-se com a cadeia do karma, que na realidade é uma escravidão."


. O Jiva é dotado de  muitas qualidades e é o agente de todos os eventos, gozando os frutos de seus vários karmas acumulados em vidas passadas. O Jiva vai a todos os lugares através da mente mesmo quando está executando alguma ação.

O karma é o resultado nos nossos pensamentos, palavras e ações. Tudo  que  é  visto  entre  os  homens,  quer  seja  prazer  ou  dor,  nasce  do  karma.  

Todas  as criaturas regozijam ou sofrem, de acordo com os resultados de suas ações. Assim o karma é a semente de toda alegria ou sofrimento.

Através do nosso Brahma Karma, atividades divinas podemos transformar as nossas vidas. Em cada respiração, em cada pensamento ou ação estar conectado à Deus sem forma ou a nossa forma devocional ou deidade, isto vai produzir um bom karma e nos ajudar a compreender os resultados de karmas passados .