Com certeza a pr´tica da meditação diária na disciplina e de realizar as atividades em estado de meditação ou concentração profundas é o ideal, mas quando a nossa mente está inquieta esta parece uma coisa muito difícil de ser realizada
yogah cittavrtti nirodhah
Yoga é a eliminação, aniquilação e supressão das modificações da mente (ondas de pensamentos)
( Yoga Sutra Samadhi Pada sutra 2)
Tudo o que é apreendido pelos sentidos é armazenado na memória, a mente cresce continuamente através dos sentidos. Disciplinar os sentidos é utilizar o intelecto na hora de fazer escolhas, não simplesmente sair realizando os desejos imediatistas dos sentidos. è interromper as ondas de pensamento que nos induzem a dar vasão aos desejos dos sentidos. Ter bons hábitos alimentares, ficar em silêncio durante parte do dia, falar com moderação, dar vasão a bons pensamentos, auxiliar os outros , ouvir mantras ou boas músicas, contemplar a natureza, dormir cedo e acordar cedo, tudo isso com certeza vai melhorar a qualidade da nossa mente, mas não vai torná-la concentrada ou focada.
Segundo meu gurudev é preciso fazer uma auto análise diária sincera e criteriosa e depois cortar o que não está sendo coerente com os nossos objetivos. Para isso acontecer com mais facilidade e naturalmente ele cita em seu livro:
"A meditação é o remédio usado para controlar a mente e mantê-la saudável"
Conheça a Sua Mente
Paramahamsa Prajnanananda
om srigurave namah
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo! Om Tat Sat Om