sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Manter a disciplina ao Guru: Chaturmasya.



acchedyo'yam adahyo'yam / akledyo 'sosya eva cha

nityah sarva-gatah sthanur / acalo yam sanatanah


"A alma individual é irrompível e insolúvel e não pode ser queimada e nem seca. A alma é permanente, está presente em toda parte, é imutável, imóvel e eternamente a mesma.” (Bg. 2. 24)


1-Somos centelhas vivas da Divindade.
Nossa existência material é manifestação da Energia cósmica vibrando.
Os seres humanos podem atingir a supraconsciência. Todos os seres humanos possuem matéria, vida e mente, mas além disso somos moradas da Alma ( é um entidade psíquica em torno da qual corpo, vida e mente se organizam para constituir uma entidade individual, que armazena experiênciaas singulares conservadas mesmo depois que ela muda de corpo,vida e mente"
O espírito é Deus o self é Deus que se manifesta sob a forma humana por meio do corpo e da mente.Quando nos unimos ao self nos unimos ao universo!

Nosso corpo material é composto de 24 elementos materiais: Prakruti
5 orgãos de percepção ( Jnanendryas)
5 sentidos
5 orgãos da ação (karmendryas) vak(fala), pani (mão) pada( perna) payu ( reto) upasha (genitais)
5elementos sutis (tattvas) prityvi (terra), apas(agua) agni (fogo) vayu (ar) akasha (éter ou vácuo)
4instrumentos internos : manas(mente), buddhi (intelecto) e ahamkara ( ego) e chitta (meio de apreensão da natureza)

E 1 elemento não material: PURUSHA ou alma ( poder de Deus que guia a força vital de cada ser humano) Purusha é responsável também pela kundalini maya.

O corpo denso é pindam, mas tem 24 Kundalini Shaktis nas 24 partes do corpo.

O objetivo das práticas de meditação em Kriya Yooga é liberar Shushumna de Ida e Pingala, para que a energia divina tome conta da nossa medula e encéfalo para assim chegar ao centro da alma e o Nada Bindu ( o átomo de conexão com Bramahan) .
Temos 7 chacras por onde a energia Shakti é conduzida, mas existem tres nós que só podem ser desfeitos com a purificação de um SadGuru , o nó de Brahma Granthi ( onde fica a consciência humana e pode ser subjulgada pelos desejos materiais e sensuais) entre o cóccix e cchacra do umbigo, o Nó de VishnuGranthi do centro do umbigo até acima da pituitária ( o mundo exterior é o grande obstáculo) e o terceiro Rudra Granthi entre a pituitária e a fontanela) presença divina . Desfeito este terceiro nó o praticante atinge Chidakasha ( força vital) Parakasha ( fogo interior) Darakasha ( nada- ou supraconsciência) Atmakasha ( consciência cósmica) Mahakasha estado sem pulso ( nirvakalpa Samadhi)


2- Sadhana (adoração ou prática espiritual)


Não devemos seguir nossos sentidos e mente descontrolada, podemos conhecer a realidade através da prática espiritual. A intuição pode ser desenvolvida com a meditação( dhyana e samadhi) , as técnicas milenares da Kriya Yoga.

Os cinco sentidos fazem com que a pessoa permaneça encantada com o mundo externo ( maya)e suas infelicidades. Por isso a aprendemos a controlar os diferentes estados de consciência, saindo da prisão da animalidade e racionalidade para manifestar a consciência divina.




Kriya Yoga: Kry : realizar cada ato cotidiano
ya: conciência divina
Yoga : união do corpo visível ( age) e invisível( controla a vontade)

Karma Yoga: servir á humanidade sem egoísmo ou expectativa de recompensa.

Jnana Yoga : percepção clara da Verdade : Deus é Brahman o Espírito do Universo

Prema Bakti Yoga: Serviço devocional trancedental executado em amor puro a Deus e ao Guru.


Guru é simultaneamente Brahma,Vishnu e Shiva, Ele cria , para os discípulos sinceros e obedientes,novos sanskaras ( impressões psico-emocionais do passado) que geram novas vasanas (crenças, tendências e padrões) capazes de liberar os tres nós de energia ou Granthis e motivar a Libertação do sansara.



GU o invisível (DEUS) RU o que é visível O INVISÌVEL usa o VISÍVEL como seu INSTRUMENTO


orar, orar, orar aos pés de lótus do Gurudeva ,
meditar, meditar, meditar aos pés de lótus do Gurudeva
servir,servir,servir
aos pés de lótus do Gurudeva
adorar,adorar,adorar os pés de lótus do Gurudeva

Brahma Granthi está relacionado , o poder de agir, de atuar. Este poder de agir enquanto identificado com a energia ilusória da criação, amarra o homem ao plano denso da materialidade, ao nível mais tamásico (Guna Tamas).
Também está relacionado ao anéis musculares pélvico e abdominal, da psicologia Reichiana.
Romper o Brahma Granthi leva a agir-se como o ator, e não mais como o personagem, no interminável drama da vida.E Hatha Yoga (o Yoga da saúde psicofísica) e Karma Yoga (o Yoga do desapego) são os caminhos indicados para este nível, e seu desbloqueio desidentifica o homem do seu egocentrismo.
Superar o Brahma Granthi significa usar positiva e equilibradamente a determinação, a objetividade, a coragem, o cuidado com a saúde e a beleza do corpo, a prosperidade material, a paternidade.
E o deus hindu Ganesha está relacionado a este Granthi, na medida em que o deus com cabeça de elefante simboliza nosso próprio poder de abrir nossos caminhos, vencer nosso medos, superar nossos obstáculos e crescer.

O segundo Granthi é Vishnu Granthi, o nó que se localiza na região do Anahata Chakra (elemento Ar) que é o chakra da afetividade, dos sentimentos, do amor, da compaixão.
Vishnu é o aspecto divino relacionado com o Amor (Rama, Krishna, etc.), que transforma emoção em devoção (amor e devoção pura) .
O Anahata chakra está relacionado à glândula timo e ao prana Prana (elemento Ar), que rege as funções pulmonar e cardíaca, e circula em fluxo ascendente (ao contrário de Apana), gerenciando tudo aquilo que é absorvido (em todos os sentidos).
Este segundo nó faz com que a pessoa crie "gostos e desgostos" e apego por estes objetos e pessoas.
O fanatismo religioso é uma característica dos obstáculos criados por este nó.
Vishnu Granthi . Quando enredado por Maya (ilusão da separatividade), e sob o impulso da Guna Rajas, o homem cria desejos e necessidades segundo seus instintos e seus apegos. Quando o desejo se sutiliza o homem desenvolve mumukshutwam, o desejo pela liberação, pela consciência da Unidade.
Romper o Vishnu Granthi leva a uma interação afetiva desimpedida, abrindo caminho ao Amor Total que leva o homem a amar indistintamente toda a Criação, expressando plena e equilibradamente as suas emoções e dissolvendo suas couraças afetivas e relacionais.
Possibilita ainda que não se reprima nenhuma emoção vivenciada, ao contrário, que se perceba a emoção, que se sinta, se expresse e deixe que passe.
Bhakti Yoga (o Yoga da devoção e do amor universal) é o processo, no universo hindu, mais indicado para trabalhar este Granthi, e Prema (o amor universal) é o coroamento deste processo.

Shiva ou Rudra Granthi faz com que o homem se perca na intelectualidade vazia e estéril, não instrumentalizando eficientemente seu complexo psíquico para a auto-realização.
Perder-se no caminho em função da aquisição de siddhis (poderes psíquicos) quando isto desequilibra o ego e a mente, também é um obstáculo relacionado ao Shiva Granthi.
O desejo pela liberação, pela consciência da Unidade, despertado no rompimento do segundo Granthi, faz com que o homem use sua mente e intelecto para questionar e refletir sobre esta Unidade.
Rompido Shiva Granthi obtem-se a visão da Realidade Absoluta. Sattwa Guna é o impulso que permeia este nível.
Jñana Yoga ( o Yoga do Conhecimento e da Sabedoria) e Raja Yoga (o Yoga da meditação) são, dentro da perspectiva hindu, os caminhos mais indicados para trabalhar e superar este Granthi.

Jai Guru


Om Tat Sat Om





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Om Tat Sat Om